sábado, 16 de janeiro de 2010

Clube de Regatas do Botafogo

Botafogo não é Botafogo sem ele... O Manequinho...



Foto aérea da região. Infelizmente não sei a data. Temos uma grande visão de toda a área.
Podemos ver que a Av. Princesa Isabel já foi duplicada, porém, ainda não chega até a praia com ambas as pistas (podemos reparar que o último quarteirão da Avenida, junto a praia, somente tem uma pista).
Isto somente acontecedia nos anos 1950 quando o Edifício onde a Boate "Vogue" funcionava, pegou fogo e foi, posteriormente, demolido.
Podemos ver, à esquerda da foto, a Praça do Lido.
Copacabana já era, naquela ocasião, um "paliteiro" ainda, contudo, não tão cheio de prédios. Perto do túnel, à direita da Av. Princesa Isabel, o espaço onde seria construido o Teatro Vilas Lobos ainda é um grande matagal, com algumas casas e vilas (naquela área existiam muitas vilas de casas).
Atravessando o Túnel Novo, podemos ver que as pistas de rolamento já estão prontas, ainda sem o Shopping Rio Sul e sem o Condomínio "Morada do Sol", que viria a ocupar todo o morro que aparece em terceiro plano na foto.
Podemos ver, também, o campo do Botafogo e, muito pequena, a sede do Clube.
O morro do Pasmado está coberto de favelas.
Mais adiante na foto, vemos a Praia de Botafogo, ainda sem o aterro que seria construído nos anos 1960, com o Governo Carlos Lacerda.
Reparem que o aterro para o Túnel Novo já havia sido feito (A Praia de Botafogo é uma sucessão de aterros).
O morro da Viúva, já com alguns edifícios cercando-o sem, contudo, ainda, sufocá-lo, coisa que viria a acontecer um pouco mais tarde.
Os prédios desta avenida estão na beira d'água, situação que seria drásticamente modificado com a construção do chamado aterro do Flamengo.
Interesantíssima foto do Botafogo a que está postada abaixo.
Posto, inclusive, a foto acima, mais uma vez, para que possamos comparar as duas de forma confortável. Ambas foram clicadas do mesmo ângulo, ou seja: Da ladeira atrás do Rio Sul para o Morro do Pasmado. As diferenças entre ambas são gritantes.
Na foto atual, podemos ver uma pequena parte da fachada "multienvidraçada" do Shopping Rio Sul que esconde, em parte, o prédio da CNEN, que aparece em terceiro plano na foto atual.
Podemos vê-lo, claramente, na foto antiga com seu telhado estilo normando.
O campo do Botafogo, abaixo, parece um grande deserto.

2010

1938
Vemos a região de general Severiano, em Botafogo.
Dominando a foto, o estádio do Botafogo ainda em construção (partes), pois nesse ano foi feita uma grande remodelação no projeto de Raphael Galvão, bem como o casarão sede do clube em toda sua imponência, construída há apenas 10 anos.
O entorno do estádio mostram detalhes impressionantes de como esta parte do Rio se modificou.

Identificamos em primeiro plano, no centro da foto, o telhado em estilo normando que, atualmente, é a sede do Conselho Nacional de Energia Nuclear.
Do casario que, na foto, está no mesmo quarteirão do CNEN (em sua grande maioria vilas de casas), tudo foi abaixo e ao lado foi construida a descida do Morro do Pasmado que atualmente abriga o parque Izsac Rabin.
Na parte inferior esquerda vemos o prédio do hospital Rocha Maia, inaugurado no período Passos em terreno do Botafogo Futebol e Regatas.
O Dec. 289/36 dá ao Clube o aforamento de toda a área contígua ao seu campo, com a ressalva que a unidade de saúde pública ali existente permanecerá, e não sendo mais necessária, o domínio do terreno retornará ao Alvinegro, na realidade toda a área antes do aforamento pertencia ao Ministério da Justiça que o cedia à Saúde e lá funcionou por anos o desinfectório, na chegada do Botafogo já abandonado e em ruínas.
Bem à direita da foto a grande construção quadrangular é o antigo Educandário Santa Therezinha, mantido pela Santa Casa, e que tinha a função primordial de recolher e dar educação a órfãs abandonadas.
O edifício foi projetado por Bitencourt da Silva e inaugurado em 1866.
Com a saída da instituição religiosa, o prédio foi por muitos anos arrendado pelo colégio Anglo Americano.
Atualmente está abandonado, já que o Colégio Anglo Americano deixou o local.
À esquerda da foto, temos um grande terreno baldio que, mais tarde, abrigará o Canecão.
No alto da foto vemos uma elevação, coberta de vegetação que, anos depois, será o condomínio "Morada do Sol".
Também à esquerda da foto, podemos ver as pequenas construções que serão derrubadas, no futuro, para a construção do Shopping Rio Sul.
Neste local funcionou durante anos o "Solar da Fossa"

Nesta foto, colorida, temos o estádio de General Severiano.
Aqui jogaram Garrincha, Nilton Santos, Gerson e outros tantos.
Vemos também os arredores de forma completamente diversa da foto anterior.
No lugar da Morada do Sol (no morro no alto da foto à direita) vemos o Hospital dos Ingleses.
No lugar do Rio-Sul, o famoso solar da Fossa, um dos berços do Tropicalismo.
Na frente da sede social do Botafogo é interessante notar que o tráfego era desviado e conduzido em mão dupla pelo túnel do Pasmado.
Na parte inferior da foto vemos o lixo da favela do Pasmado.
Vemos, também, o Tunel Novo com sua obra de duplicação já completamente concluída e, impávida, a Igreja de Santa Terezinha.
Salve!!! Salve!!! Botafogo!!!! É ele!!!


Dez 09

Um comentário:

  1. ...De fato, belas (e ATRAENTES!) imagens mermo.
    A cidade, apesar das mazelas: ainda encanta...
    Alias encontrei aki por uma do manjado MORADA DO SOL. Um mundo akilo lá.
    Além de perigo/akela parte junto ao mall _ se cuidar o mínimo a se fazer.
    Alias infelizmente o país se encontra num perigo desigual. Onde moro (no sul) o caos mesmo.

    * intereSantíssima!?

    ResponderExcluir