quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Velha Faculdade de Direito


A criação do Centro de Cidadania Barbosa Lima Sobrinho, na Rua do Catete nº 243, revela o compromisso com a valorização da memória nacional e do respeito aos direitos dos cidadãos.
Em 1942 a Faculdade de Direito do Rio de Janeiro comprou o imóvel da Rua do Catete, onde funcionou até 1976, quando este ficou vazio.
O projeto prevê a restauração do conjunto e adaptação ao novo uso.
A etapa compreende a execução de obras de restauração, instalações, ar condicionado e mobiliário, além da execução do Seminário Internacional - Patrimônio Histórico e ações de educação e divulgação.
Busca-se parcerias privadas para a execução dos serviços.


A faculdade de direito da antiga UDF saiu de sua sede provisória no prédio da ACM (já demolido) em 1943, Quando as obras de reforma do prédio adquirido em 1942 da Universidade do Brasil ficaram prontas, e lá permaneceu até 1976.
Mas a tradição desse prédio em abrigar cursos de direito vem de antes, pois a faculdade de direito da Universidade do Brasil, atual UFRJ funcionou nesse mesmo prédio até se mudar para o velho Senado Federal no largo do Caco.
A foto mostra o prédio já sentindo o abandono e a posterior ruína que o caracterizou desde a saída da unidade de ensino de suas instalações, das paredes bem cuidadas da outra foto vemos nessa as manchas e o mofo, janelas estão escancaradas e algumas já quebradas.



Decadência total
Dez 09

Nenhum comentário:

Postar um comentário