segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Casas Casadas


Casas Casadas!!! Bela construção da Rua da Laranjeiras. A construção de 1880, em estilo neoclássico, foi tombada pela Prefeitura do Rio em 1994, por ser exemplar único de residência multifamiliar do século XIX.

O espaço que já esteve caindo aos pedaçoes, hoje está completamente restaurado e sedia, além da RIOFILMES, um Bistro, livrarias, Centro Cultural e diversos outros espaços.

As Casas Casadas tinham originalmente seis unidades residenciais autônomas, com rés do chão e mais três pisos, 14,60m de frente por 43,60m de fundos em centro de terreno.
A arquitetura é neoclássica, privilegiando a simetria na composição, segundo dois eixos ortogonais, com grande unidade formal entre as fachadas principais (frente, fundos e as laterais).
A cobertura em telhas de cerâmica, do tipo francesa, é arrematada por lambrequins sob os beirais, marcando os eixos da composição.
Os umbrais de granito guarnecem as esquadrias de madeira e vidro. O pé direito alto, a posição das escadas no centro das unidades e a tiragem natural do ar, em conjunto com a iluminação obtida através das clarabóias de vidro, contribuem para o conforto térmico e a boa aeração dos aposentos.
As Casas Casadas, tombadas em 1994, foram construídas em 1883 pela família Leal.
O conjunto é um exemplar único de residência multifamiliar do século 19, análogo aos edifícios residenciais atuais.

Fachada lateral (de frente para a rua das Laranjeiras)


Fachada Lateral de frente para a Rua Leite Leal, com seu gradil com pontas de flexas.

Grande extensão da fachada

Detalhe da fachada com todos os seus detalhes.

A data no frontispício. 1880

Extensão da fachada. Belo prédio.

Set 09

Um comentário: