quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Praça Tiradentes

Na foto acima, podemos ver que pequeno sobrado pintado de rosa, o segundo, com duas janelas verdes e o seguinte, todos completamente descaracterizado, estão, ainda em pé, como na foto abaixo.
A foto acima é dos anos 30, tirada, provavelmente das escadas ou da sacada do Teatro João Caetano, na Praça Tiradentes - Rio.
Reparem que alguns prédios, descaracterizados, semi-destruidos, permanecem de pé, nos anos 2010.
O prédio, de seis andares, que está no centro-direita da foto permanece até hoje. Atualmente é um pequeno hotel, muito bem preservado e conservado. A frequência é boa e constitui-se de executivos que vem ao Rio à trabalho.
O morro que se vê ao fundo é a parte de trás do Morro de Santo Antônio, cujo lado que está voltado para o Largo da Carioca, é encimado pelo Mosteiro de Santo Antônio, que é a única parte do morro que permaneceu.
Todo o restante do morro, a parte visível na foto, inclusive, desapareceu. Foi desmontado para abrir a esplanada da Av. Chile onde, atualmente, está a Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, a Av. República do Paraguai, o prédio do BNDES e a sede da PETROBRAS.
Na foto atual podemos ver que, no local onde ficava o morro, atualmente fica um grande prédio, que foi a sede do antigo Banco Nacional de Habitação (dizem, aqueles que conheceram os "gabinetes" na ocasião, que eram todos suntuosos tendo, inclusive, obras de arte que nem os museus cariocas podiam ter). Atualmente funciona no edifício, creio, a Caixa Econômica Federal.
O pequeno prédio bem a esquerda da foto e um, também pequeno, semi escondido pelo edifício de seis andares, tudo foi ao chão para dar passagem ao final da Avenida Chile.
Seguindo-se com o olhar para a esquerda da foto, temos uma edificação de dois andares que resistiu. Podemos ver na foto atual o prédio, completamente descaracterizado e, também, abandonado. Possivelmente, virá abaixo brevemente.
Seguindo-se com o olhar, vemos duas pequenas construções que resistiram ao tempo e permanecem, emprençadas pelo grande edifício que se construiu ao lado. a partir dalí, tudo no chão.
Vemos ainda, semi escondida, a Igreja Plesbiteriana da Praça Tiradentes.






jan 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário