sábado, 28 de novembro de 2009

Igreja de Santa Rita

1908
Anos 1920

22 nov 09

Manuel Nascentes Pinto, fidalgo vindo de Portugal no início do século XVIII, comprou uma chácara aos pés do Morro da Conceição. Acontece que o fidalgo e sua esposa, D. Antônia, eram devotos de Santa Rita de Cássia, e, tendo trazido um quadro desta, a entronizavam no dia de sua festa em 22 de maio, abrindo a casa para a veneração pública.

A grande afluência fez com que Manuel Nascentes encomendasse uma imagem da santa e construísse uma igreja às próprias expensas e em seus terrenos, inaugurada em 1721.

A área frontal ficou conhecida como Largo de Santa Rita, sendo a igreja elevada à condição de matriz em 1751, quando foi criada sua paróquia. O terreno do largo foi utilizado como cemitério dos "pretos novos" por muito tempo.

Décadas após, levantou-se um cruzeiro no local, lembrando os mortos, e, em 1839, inaugurou-se um chafariz, substituído em 1884 por outro de ferro fundido.

Para poupar a linda igreja da demolição na abertura da Av. Marechal Floriano, a administração municipal, fez um suave inflexão na caixa da nova avenida, que seria reta.
Aliás as obras de Passos demoliram uma só igreja (a de São Joaquim ), bem como não demoliram nenhuma obra pública do período colonial, a destruição veio com outros administradores que não tiveram sensibilidade e competência.
Os imóveis no lado esquerdo da foto foram demolidos para comunicação das velhas vias, Visconde de Inhaúma com as ruas Estreita e Larga de São Joaquim, criando assim um grande eixo perpendicular a nova Av. Central.

Um comentário:

  1. pena o quanto o patrimonio cultural do nosso país,é pouco valorizado,a ponto de ser demolido para que aqueles que tem influencia tenha mais comodidade,e não visam,o tempo,o trabalho,e o sentimentalismo de muitos que estão naquela obra,realmente isso é o Brasil.

    ResponderExcluir