quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Biblioteca Nacional

Riquíssima Foto aérea da Avenida Rio Branco, no ano de 1922.
Na foto podemos observar em primeiro plano na foto, seguindo, da direita até a esquerda, a Av. Central, que mais tarde viria a ser a Av. Rio Branco.
1. Na extrema esquerda, ladeando a Av. Rio Branco, parte do prédio do Museu de Belas Arte.
2. Seguindo-se com oolhar em direção à direita da foto, vemos o que viria a ser, bem mais tarde, a Rua Araujo Porto Alegre, que seria estendida por sobre a praça Floriano, em frente ao Teatro Municipal e, também, por sobre os terrenos do Morro do Castelo.
3. Seguindo o olhar, temos o prédio da Biblioteca Nacional.
4. A seguir o que viria a ser, mais tarde, a Rua Pedro Lessa.
5. Em seguida o Prédio da Justiça Federal
6. Os prédios restantes da Av. Rio Branco. Alguns deles permaneceriam. A grande maioria seria derrubado para dar lugar a prédios mais altos.
Pode-se ver claramente os restos do Morro do Castelo, por trás da Biblioteca Nacional, assim como a Rua Santa Luzia, mais a frente, à direita.
A primeira rua à direita da Biblioteca Nacional, conhecida anos depois como Rua Pedro Lessa, será, posteriormente prolongada por sobre os terrenos remanescentes do Morro do Castelo e, nos anos 80, terá este trecho fechado aos carros pois será transformado em uma saida do Metrô.
Seguindo com o olhar a Rua Santa Luzia, ao fundo, veremos a Igreja de Santa Luzia, já com um grande aterro à sua frente, feito com a terra extraida do Morro do Castelo. Observamos, contudo, claramente, toda a estenxão da primeiro grande aterro. No extrema direita temos o que viria a ser a Av. Pres. Wilson.
Nenhuma das ruas e Avenidas que seriam criadas na área do Morro do Castelo, como Av. Calógeras, Rua Graça Aranha e outras, está, sequer esboçadas na foto.

Com a abertura da Av. Central, foi reservado para a Biblioteca Nacional, pelo governo Rodrigues Alves, um terreno de 100x75m, ocupando todo um quarteirão dessa nova avenida.
A pedra fundamental foi lançada em 1905, e a construção concluída em 1910, já no governo Nilo Peçanha.
O projeto é do Gen. Francisco Marcelino de Souza Aguiar. A foto que ilustra o post é de Augusto Malta e mostra a Biblioteca recém-inaugurada, no número 219 da Avenida Rio Branco.

26 nov 09




26 nov 09

Nenhum comentário:

Postar um comentário