sexta-feira, 5 de março de 2010

Panorama Palace Hotel


Fev 10


O Panorama Palace Hotel, construído na década de 60 no alto da junção do Morro do Cantagalo com o Morro do Pavão, com vista deslumbrante para a Lagoa e para a Praia de Ipanema e Leblon, nunca chegou a funcionar como hotel.

Entretanto, no final dos anos 60 e início dos anos 70, funcionou em suas instalações o Berro D´Água, que fez muito sucesso.

Era um terraço enorme, elegante, debruçado sobre a Lagoa, com música e um animado bar.

O acesso era pelo final da Rua Alberto de Campos, em Ipanema.

Subia-se por um elevador até o platô onde ficava o prédio, cruzava-se um longo espaço inacabado, ainda em concreto, para chegar até à varanda onde funcionava o Berro d´Água.

Era um programa quase obrigatório no fim-de-semana, pois além de lugar agradável o preço era bastante convidativo para os jovens.

Com a construção do hotel falida, o bar e o restaurante fecharam e o prédio, com suas instalações parcialmente construídas, foram cedidas para a TV Rio, quando esta saiu do prédio do antigo Cassino Atlântico no Posto 6, já em processo pré-falência.

Algum tempo depois, com a TV Rio em agonia mortal, já próximo de fechar definitivamente, mudou-se para a Zona Norte e a estrutura do inacabado hotel lá ficou, por anos seguidos apodrecendo ao tempo. Anos depois, adaptada para o funcionamento de um dos CIEPs, no Governo Leonel Brizola.

13 comentários:

  1. Olá:

    Agradeço mesmo por este blog!
    Sobre tal HOTEL PANORAMA... Soube agora do que era.
    Também sou do Rio, só que resido desde a década de 90 na CAPITAL GAÚCHA: e quando via tal edificação ficava curioso com tal coisa... Lembro que uma pessoa da minha família me disse que 'tinha a ver com o Brizola depois'!
    E me comunicando com uma pessoa daí do RJ, me mencionou/explicou o que era: e vendo seu blog depois... "Realizei um sonho" (risos!).
    Acho essa parte do CORTE DO CANTAGALO super bonita; quando criança - ficava admirado (até impressionado) com as ESCORIAÇÕES GIGANTESCAS feitas há bastante tempo (que por sinal em tal época os recursos eram poucos).
    É isso.

    Abraço,
    Rodrigo O. Rosa (Porto Alegre)

    http://rodrigo-arte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Preciso saber a quem pertence o predio do Panorama Palace Hotel, pois tenho um parente que tinha cotas da construção.

    ResponderExcluir
  3. A estes sócios cotistas que o Brizola se apropriou e nunca indenizou !!!!
    Podse jogar no lixo.

    ResponderExcluir
  4. Frequentei este local nos anos 70 e a boate era muito legal.numa varanda enorme ao ar livre e as vezes quando chovia era na parte de baixo na boate on the rocks. o elevador para se chegar ao local era fogo para o pessoal que bebia demais,pois era muito veloz.otimos tempos

    ResponderExcluir
  5. Meu marido e eu estivemos la em 1970,sempre lembramos com muito cariño, pois foi uma noite de sonho.O predio ainda náo estava acabado de construir, era muito precario. A gente náo ligaba, a atmósfera era genial. Muitas saudades.

    ResponderExcluir
  6. Fui a uma festa bem no início dos anos 80. O irmão de uma amiga foi o promoter dessa festa. Foi excelente!!!! Foi nessa festa que conheci a monumental Monique Evans, na época uma sensacional morena de fechar o comércio

    ResponderExcluir
  7. Meu pai tem muitas cotas desse hotel. Sera que tem alguem que possa nos orientar sobre isso?

    ResponderExcluir
  8. O Berro D'água estará sempre no meu coração. Pois foi o dia mais lindo da minha vida.

    ResponderExcluir
  9. EM QUE ANO O BRIZOLA CONSTRUIU O CIEP DA RUA ALBERTO DE CAMPOS. QUAL FOI O PRIMEIRO CIEP O QUE FOI CONSTRUÍDO NA RUA ALBERTO DE CAMPOS OU O CIEP TANCREDO NEVES NA RUA DO CATETE?

    ResponderExcluir
  10. Ia nos anos 70 ao berro d'água era muito legal saudades daquela epoca

    ResponderExcluir
  11. Horrivel ver isso na paisagem desde sempre... Deviam demolir e deixar somente um andar para função social. Um monstro na paisagem.

    ResponderExcluir