sexta-feira, 5 de março de 2010

Panorama Palace Hotel


Fev 10


O Panorama Palace Hotel, construído na década de 60 no alto da junção do Morro do Cantagalo com o Morro do Pavão, com vista deslumbrante para a Lagoa e para a Praia de Ipanema e Leblon, nunca chegou a funcionar como hotel.

Entretanto, no final dos anos 60 e início dos anos 70, funcionou em suas instalações o Berro D´Água, que fez muito sucesso.

Era um terraço enorme, elegante, debruçado sobre a Lagoa, com música e um animado bar.

O acesso era pelo final da Rua Alberto de Campos, em Ipanema.

Subia-se por um elevador até o platô onde ficava o prédio, cruzava-se um longo espaço inacabado, ainda em concreto, para chegar até à varanda onde funcionava o Berro d´Água.

Era um programa quase obrigatório no fim-de-semana, pois além de lugar agradável o preço era bastante convidativo para os jovens.

Com a construção do hotel falida, o bar e o restaurante fecharam e o prédio, com suas instalações parcialmente construídas, foram cedidas para a TV Rio, quando esta saiu do prédio do antigo Cassino Atlântico no Posto 6, já em processo pré-falência.

Algum tempo depois, com a TV Rio em agonia mortal, já próximo de fechar definitivamente, mudou-se para a Zona Norte e a estrutura do inacabado hotel lá ficou, por anos seguidos apodrecendo ao tempo. Anos depois, adaptada para o funcionamento de um dos CIEPs, no Governo Leonel Brizola.

6 comentários:

  1. Olá:

    Agradeço mesmo por este blog!
    Sobre tal HOTEL PANORAMA... Soube agora do que era.
    Também sou do Rio, só que resido desde a década de 90 na CAPITAL GAÚCHA: e quando via tal edificação ficava curioso com tal coisa... Lembro que uma pessoa da minha família me disse que 'tinha a ver com o Brizola depois'!
    E me comunicando com uma pessoa daí do RJ, me mencionou/explicou o que era: e vendo seu blog depois... "Realizei um sonho" (risos!).
    Acho essa parte do CORTE DO CANTAGALO super bonita; quando criança - ficava admirado (até impressionado) com as ESCORIAÇÕES GIGANTESCAS feitas há bastante tempo (que por sinal em tal época os recursos eram poucos).
    É isso.

    Abraço,
    Rodrigo O. Rosa (Porto Alegre)

    http://rodrigo-arte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Preciso saber a quem pertence o predio do Panorama Palace Hotel, pois tenho um parente que tinha cotas da construção.

    ResponderExcluir
  3. A estes sócios cotistas que o Brizola se apropriou e nunca indenizou !!!!
    Podse jogar no lixo.

    ResponderExcluir
  4. Frequentei este local nos anos 70 e a boate era muito legal.numa varanda enorme ao ar livre e as vezes quando chovia era na parte de baixo na boate on the rocks. o elevador para se chegar ao local era fogo para o pessoal que bebia demais,pois era muito veloz.otimos tempos

    ResponderExcluir
  5. Meu marido e eu estivemos la em 1970,sempre lembramos com muito cariño, pois foi uma noite de sonho.O predio ainda náo estava acabado de construir, era muito precario. A gente náo ligaba, a atmósfera era genial. Muitas saudades.

    ResponderExcluir