Fev 10
O Panorama Palace Hotel, construído na década de 60 no alto da junção do Morro do Cantagalo com o Morro do Pavão, com vista deslumbrante para a Lagoa e para a Praia de Ipanema e Leblon, nunca chegou a funcionar como hotel.
Entretanto, no final dos anos 60 e início dos anos 70, funcionou em suas instalações o Berro D´Água, que fez muito sucesso.
Era um terraço enorme, elegante, debruçado sobre a Lagoa, com música e um animado bar.
O acesso era pelo final da Rua Alberto de Campos, em Ipanema.
Subia-se por um elevador até o platô onde ficava o prédio, cruzava-se um longo espaço inacabado, ainda em concreto, para chegar até à varanda onde funcionava o Berro d´Água.
Era um programa quase obrigatório no fim-de-semana, pois além de lugar agradável o preço era bastante convidativo para os jovens.
Com a construção do hotel falida, o bar e o restaurante fecharam e o prédio, com suas instalações parcialmente construídas, foram cedidas para a TV Rio, quando esta saiu do prédio do antigo Cassino Atlântico no Posto 6, já em processo pré-falência.
Algum tempo depois, com a TV Rio em agonia mortal, já próximo de fechar definitivamente, mudou-se para a Zona Norte e a estrutura do inacabado hotel lá ficou, por anos seguidos apodrecendo ao tempo. Anos depois, adaptada para o funcionamento de um dos CIEPs, no Governo Leonel Brizola.
Olá:
ResponderExcluirAgradeço mesmo por este blog!
Sobre tal HOTEL PANORAMA... Soube agora do que era.
Também sou do Rio, só que resido desde a década de 90 na CAPITAL GAÚCHA: e quando via tal edificação ficava curioso com tal coisa... Lembro que uma pessoa da minha família me disse que 'tinha a ver com o Brizola depois'!
E me comunicando com uma pessoa daí do RJ, me mencionou/explicou o que era: e vendo seu blog depois... "Realizei um sonho" (risos!).
Acho essa parte do CORTE DO CANTAGALO super bonita; quando criança - ficava admirado (até impressionado) com as ESCORIAÇÕES GIGANTESCAS feitas há bastante tempo (que por sinal em tal época os recursos eram poucos).
É isso.
Abraço,
Rodrigo O. Rosa (Porto Alegre)
http://rodrigo-arte.blogspot.com/
Preciso saber a quem pertence o predio do Panorama Palace Hotel, pois tenho um parente que tinha cotas da construção.
ResponderExcluirA estes sócios cotistas que o Brizola se apropriou e nunca indenizou !!!!
ResponderExcluirPodse jogar no lixo.
Frequentei este local nos anos 70 e a boate era muito legal.numa varanda enorme ao ar livre e as vezes quando chovia era na parte de baixo na boate on the rocks. o elevador para se chegar ao local era fogo para o pessoal que bebia demais,pois era muito veloz.otimos tempos
ResponderExcluirOpa! Me procura! Vamos conversar! Adoraria saber mais!
ExcluirSaudades do Berro d'Água.
ResponderExcluirMeu marido e eu estivemos la em 1970,sempre lembramos com muito cariño, pois foi uma noite de sonho.O predio ainda náo estava acabado de construir, era muito precario. A gente náo ligaba, a atmósfera era genial. Muitas saudades.
ResponderExcluirFui a uma festa bem no início dos anos 80. O irmão de uma amiga foi o promoter dessa festa. Foi excelente!!!! Foi nessa festa que conheci a monumental Monique Evans, na época uma sensacional morena de fechar o comércio
ResponderExcluirMeu pai tem muitas cotas desse hotel. Sera que tem alguem que possa nos orientar sobre isso?
ResponderExcluirO Berro D'água estará sempre no meu coração. Pois foi o dia mais lindo da minha vida.
ResponderExcluirEM QUE ANO O BRIZOLA CONSTRUIU O CIEP DA RUA ALBERTO DE CAMPOS. QUAL FOI O PRIMEIRO CIEP O QUE FOI CONSTRUÍDO NA RUA ALBERTO DE CAMPOS OU O CIEP TANCREDO NEVES NA RUA DO CATETE?
ResponderExcluirIa nos anos 70 ao berro d'água era muito legal saudades daquela epoca
ResponderExcluirHorrivel ver isso na paisagem desde sempre... Deviam demolir e deixar somente um andar para função social. Um monstro na paisagem.
ResponderExcluir