quarta-feira, 24 de março de 2010

Hotel Nacional Rio

O que era a entrada do Teatro (era uma espécie de "tapete vermelho"), atualmente cercada de tapumes, suja e abandonada.

Toda a extensão do antigo hotel está abandonada com pixações e sujeira . Nesta entrada paravam os carros das "celebridades" que seguiam para algum evento no Hotel.

A degradação é visível por todo o lado.

A estátua - ícone do antigo hotel - atualmente está suja e desbotada. Ao fundo podemos ver no prédio do hotel, diversos vidros quebrados, falta de janelas e, especialmente, podemos perceber os espaços vazios.

Cercado paraq evitar invasões e depredações.

Dá pena...

Todo está abandonado.

A degradação é visível.

Espaços vazios.

A torre.

Associação de moradores pede a resolução das questões jurídicas que cercam o prédio. Leve em consideração que o prédio é um bem tombado pelo Município.


Rio de Janeiro, 23 de março de 2010.
Em um São Conrado completamente deserto, nos anos 1960, é erguido o maior hotel do Rio: Hotel Nacional do Rio de Janeiro.




Na foto acima podemos ver com clareza o grande vazio que se constituia o bairro de São Conrado. Somente o prédio do Hotel Nacional e do atual Hotel Intercontinental.


Construído em 1968-1972, a partir de projeto de Oscar Niemeyer.

Após anos de muito sucesso, encontra-se hoje totalmente abandonado.

Pertencia inicialmente à Rede Horsa, do empresário José Tjurs, e fica em São Conrado, junto à praia.

Tinha 510 quartos, um grande centro de convenções e em seu teatro se apresentaram grandes artistas.

Abandonado desde 1995 aguarda um leilão para, segundo informações, saldar as dívidas da Interunion Capitalização antigo proprietário do prédio.

O imponente prédio construído na década de 70 é um projeto arquitetônico de autoria de Oscar Niemeyer, e tem jardins de Burle Marx.

34 andares distribuidos em uma torre de 104 metros de altura, toda envidraçada.

13 comentários:

  1. José Ricardo Nogueira21 agosto, 2010 09:08

    O rio e o Brasil merecem o retorno deste ícone da hotelaria nacional, poucos hoteis no mundo guardam história e uma arquitetura tão imponente quanto o Nacional do Rio, quem sabe teremos de volta a cadeia le meridien que já administrou outro imponente hotel carioca até poucos anos, já imaginaram a tradicional cascata do revellion neste belissimo p´rédio de formas arredondadas...

    ResponderExcluir
  2. Certa vez,pedi de aniversário para uma namorada,visitar o hotel nacional e o prédio da extinta rede manchete,no Flamengo.Ela me questionou:"vc é maluca?"...Algo mexia comigo qd eu passava por ali.Cada vez que buscava por informações sobre ele,ficava mais fascinada com sua história e triste com sua decadência.
    No mesmo aniversário,ganhei uma máquina profissional e tentei ir até a porta do hotel,tentar tirar algumas fotos,pra guardar de lembrança.Fui recebida por um vigilante,que dizia ser um tanto arriscado me deixar entrar com o dia claro,mas propondo-me voltar no dia seguinte pela noite,pra fazer as fotos e matar minha curiosidade.Claro,que isso tudo, diante de míseros r$50,00 reais.
    Tirei algumas fotos de fora,mas achei arriscado demais voltar a noite!Mesmo pq,não iria enxergar muita coisa de noite!
    Fica aqui minha indignação pelo estado em que se encontra.E minha vontade de ter entrado neste lugar maravilhoso.
    Peço aos amigos, que se tiverem mais fotos do hotel, de arquivo pessoal, por gentileza, mande pra mim> eline.carreira@rj.senac.br

    ResponderExcluir
  3. José Mario : Eu pensei em fazer como Eline pagar pra poder entrar no hotel ,só q fui abençoa e consegui entrar sem pagar nada e tirei bastante fotos ,e realizei um grande sonho q era conhecer o hotel por dentro ,agora só estou esperando á reforma pra poder me hospedar e curtir muito,eu amo esse hotel!

    ResponderExcluir
  4. Eu me hospedei nessa maravilha. Houve uma exposição de calçados chamada Couromoda e fomos por conta de uma fábrica de calçados aqui de Curitiba. No teatro assistimos a um show do Agildo Ribeiro. Era uma Ilha da Fantasia. Um sonho que acabou.

    Levi, Curitiba PR

    ResponderExcluir
  5. A Igreja Mundial do Poder de Deus do Apóstolo Valdemiro Santiago está negociando a compra do Hotel Nacional em São Conrado. Segundo informações, o tradicional auditorio será uma igreja e o hotel será tranformado num condominio residencial. Também terá no local estudios de gravação da Tv Mundial.

    ResponderExcluir
  6. Minha! Quando visitei o Rio pela minha primeira vez conheci este hotel magnifico e adorei... Me da muita pena ve-lo assim... Sou uruguaio e moro em Montevideu.

    ResponderExcluir
  7. entrei dentro desse hotel com os meus amigos de noite, umas 02:40 da manhã fui até a torre subindo pelas as escada!
    esse hotel ée realmente grande, cansei pakas! x3'
    espero que embreve volte a funcionar :)'

    ResponderExcluir
  8. Meu nome é Edna C. Blanc, me hospedei neste hotel em 1972...seu ano de inauguração!!! O Hotel era fantástico, um ícone do modernismo que se instalava no Brasil! Sua bela piscina era tão boa quanto á do Copacabana Palace! Saudades dessa época em que desfrutávamos do melhor!

    ResponderExcluir
  9. A história é triste. Primeiro foi conmstruído pelo Tjurs, um grande empreendedor, com beneficios fiscais, tais como o Othon Palace e o antigom Meridien. Tjurs morreu e o filho não soube navegar pelos meandros do governo. A empresa quebrou. Depois foi Arthur Falk, conhecido no mercado como Arthur Desfalque. Conseguiu o impossivel: ser sócio do Roberto Marinho e da Xuxa. Tudo ao mesmo tempo. Montou o Papa Tudo seguindo modelo do Silvio Santos no Baú da Felicidade. Silvio ficou bilionario, Arthur, quebrou. Ficou anos para ser leiloado diante da incapacidade (?) do Cesar Maia. Finalmente foi vendido para um grupo de...Goiás. Onde tudo era feito sob os auspicios do...CARLINHOS CACHOEIRA! Pode! Triste Hotel Nacional, triste São Conrado, triste Rio de Janeiro.

    ResponderExcluir
  10. Boa tarde:

    Ao ver as fotos_até impressiona.
    Ia muito por esta parte quando menor...quando morava no RJ!
    SÃO CONRADO é o bairro de mais "contraste" aí na cidade.
    Recordo que havia um TEATRO junto a este onde uma pessoa familiar se apresentou num espetáculo de BALLET (em 1985_bons tempos).
    Aliás como há coisas falindo/fechando aí no Rio de Janeiro (escolas/colégios/meios de hospedagem); estive olhando 'mapas' de alguns bairros daí e por imagens recentes - muita coisa mudou (LEBLON/JB/IPANEMA/COPACABANA).
    Além de o pior disso (dos tais ABANDONOS) sejam as INVASÕES/AFINS (aqui no Rio Grande do Sul acontece e como).
    Sessão NOSTALGIA mesmo.

    Valeu,
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  11. Eu trabalhei nesse glorioso hotel no ano de 1988 e 1989, saia de saracura às 11 horas do dia, pegava um ônibus na central do brasil 174 com destino a São conrado, é triste.

    ResponderExcluir
  12. ele nem precisava de modernização já é moderno pros tempos de hoje, e você já imaginou esse prédio no natal cheio de luzes pisca-pisca?

    ResponderExcluir