segunda-feira, 30 de novembro de 2009
Teatro Glauce Rocha


cine parisiense.
A inauguração do serviço de fornecimento de energia elétrica ao Rio de Janeiro, ocorrida em 30 de junho de 1907, quando entrou em operação a estação provisória de Frei Caneca, determinou o rápido crescimento do número do então chamados cinematógrafos. Um dos primeiros: Cine Parisiense, mais tarde Teatro Nacional de Comédia e, finalmente, Teatro Glauce Rocha, em homenagem a genial atriz.
Liceu Literário Português
Não consegui localizar o autor dos painéis.

O Liceu Literário Português foi criado em 1868 por um grupo de aristocratas lusitanos com o objetivo de aperfeiçoar o estudo da língua na então capital do Império.
Foi freqüentado por personalidades como dom Pedro II, que ia lá para assistir a aulas de arte náutica.
Em 1915, a entidade se estabeleceu em um imóvel na Rua Senador Dantas, que seria destruído por um incêndio em 1932. Depois de seis anos de obras, foi inaugurada outra sede no mesmo local (na foto de 1940).
Neste ano, o Liceu quebrou sua secular tradição para promover cursos de outros idiomas e de português para estrangeiros. Mas continua funcionando como instituição filantrópica, com aulas de especialização em língua portuguesa em nível de pós-graduação, e abriga o Instituto Luso-Brasileiro de História num imponente edifício histórico na movimentada esquina com a Avenida Chile.
Travessa dos Poetas de Calçada
Por mais que eu tenha andado pelo Centro, imediações do Teatro Municipal, fotografando detalhes interessantes, fui surpreendido com uma Travessa chamada "Poetas de Calçada".
É um espaço apertado, talvez dois metros de largura, ligando a Av. Treze de Maio à Rua Senador Dantas. Nela existem restaurantes, entradas de edifícios, etc...
Muitas pessoas andam por alí, ladeados por grandes e altos edifícios. Passei nela durante o dia e, apesar da Travessa ser a céu aberto, não se via a luz do sol.
Nov 09
domingo, 29 de novembro de 2009
Assinar:
Postagens (Atom)