segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Corpo de Bombeiros do Campo de Santana


O quartel é um exemplo de aplicações de estruturas metálicas da Cidade do Rio de Janeiro.
Característicos da Revolução industrial, os pátios internos, alojamentos e outras dependências, funcionam e gravitam em torno de uma grande praça interna. A estrutura de aço aparente foi importada da Alemanha.
As intalações técnicas e os trilhos podem ser vistos com a funcional característica das grandes obras de engenharia do séc. XIX.
Este funcionalismo, que seria assumido mais tarde pelo modernismo, era, na época, considerado de um mau gosto inaceitável.
Por isso foi exigido para tal obra, no centro da cidade, fachada academicamente composta.
Projeto de Francisco Marcelino de Souza Aguiar, 1898.
Construção: 1898 a 1903
Fonte: Guia da arquitetura eclética no Rio de Janeiro, p. 57





Fev 10

2 comentários:

  1. em primeiro lugar quero dar um feliz páscoa a todos os bombeiros deste quartel pois tenho muito que agradecer por este quartel pois nele existir parte da minha vida. meu nome é hilton dos santos tenho 39anos sou casado morador até hoje do caju venho dizer que tenho muito que agradecer primeiramente a Deus e depois há todos que já fizeram parte deste guartel na epoca que vou falar aos recentes pois bem sei que fariam o mesmo gente como vcs senhores e vossas senhorias deste quartel salvaram minha vida. aos 2anos e meio de vida foi descoberto por meios de exames que eu tinha leucemia o cancer no sangue e fui enternado no instituto e banco de sangue hematólogia conhecido hoje como hemorio e fiquei 13 anos praticamente enternado que só podia viver com doações de sangue do meu tipo e quem foi os primeiros pertimitir que continuasse a viver vcs deste quartel da epoca todo dia doando sanguem ajudando nos rémedios que eram carríssimo fiquei muito tempo sofrendo minha história e longo mais encurtando chegando ao fim fui desemganado e entregue a morte pois de pois de tudo que passei tive numa noite derrame cerebral e os médicos disse aos meus pais que era 11;30 da noite e meia noite eles iam me empacotar pois eu não ia recistir desta vez. amigos bombeiros deste quartel com lágrimas nos olhos que agradecer aos salvas vidas deste quartel que são vcs todos do cargos menores aos maiores nesta data de hoje chamado páscoa sou forte feliz e estou aqui graças a Deus e a vc salva vida que salvou a minha vida com lagrimas nos olhos posso dizer a afirmar que sou feliz por todos vcs bombeiro salvas vidas deste quartel um feliz páscoa a todos vcs a mais feliz de toda a que vcs já tiveram em toda as sua vidas de vcs e toda as sua familias bombeiros meu forte abraço obrigado mesmo por vcs existir meu e-mail hiltoncaju@gmail.com um feliz páscoa aos bombeiros deste quartel

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde acabei de receber o boleto para pagamento do valor anual, só que vai com o vencimento dia 17/04/2020 é hoje são dia 27/05/2020.eu gostaria de receber por email outro boleto com outro venc.obrifado

    ResponderExcluir