quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Villa Esther - Decadência


Estranho e belo. Nos fundos da casa existe um grande chaminé, tombado pelo patromônio. Não existe qualquer sinalização ou indicações de sua origem, história, etc.



O chaminé está "solto" em meio a um estacionamento.

Da frente/lateral pode-se perceber os detalhes da fachada e, também, percebe-se claramente as cercas de arame farpados que cercam o local.

A lateral da Villa, tendo ao fundo o chaminé.


Existem algumas partes, como, por exemplo, o portal que dá acesso a sacada que estão fora do prumo, dando a sensação de, a qualquer momento, desabarem.

Vista do estacionamento que funciona atrás da casa.



A fachada, vista da rua, é de uma beleza única.


Na lateral do casarão existe um grande e alto chaminé. Não sei qual o sentido dele.


Com seus tijolos à mostra, o casarão parece sofrer de algum tipo de "puxadinho". Reparem como colocaram um "telheiro"na parte lateral, já deteriorado. Na parte superior, no centro, provavelmente estaria, como em construções similares, o ano da construção.


Villa Esther. A foto mostra, em detalhes, toda a beleza do trabalho de alvenaria feito na parte superior do telhado.

Parte superior da casa onde se lê claramente: Villa Esther

Detalhe do telhado da Villa Esther. Somente do Elevado da Paulo de Frontin conseguimos ver a parte superior do casarão.


Nesta foto percebe-se claramente o piso do elevado Paulo de Frontin. Somente dele podemos ver a parte superior do casarão.


Parte superior da casa. Visível apenas de cima do elevado.
Esta casa tem nome e na parte superior, tem escrito, como era comum em construções do final do Século XIX/início do Século XX seu nome.
ESta casa tem escrito: Villa Esther.

O que tem esta casa? Porque ela prende tanto a atenção de quem por ela passa? Existe algum mistério ligado a ela? O que terá acontecido com seus proprietários? Estará abandonada?
Sumiram?
Caso alguem tenha alguma informação, por favor, informe.


Tijolos aparentes. Degradação crescente.



Esta casa me intriga. Sei que o Elevado da Paulo de Frontin estagnou e provocou a decadência de toda a região. Esta casa, porém, me causa arrepio. Acho que ela é mal assombrada!
Permanece assim, caindo aos pedaços. Reparem que colocaram tijolos até no muro.

Estranho casarão. Estranho e belo. Reparem os detalhes da fachada. Infelizmente decadente.





2 comentários:

  1. Caramba, pensei que fosse somente eu. Passava smepre por aí para ir ao colégio (Fundação Osório) e essa casa sempre me intrigou. Ficava olhando e pensando nos antigos proprietários apoiados na sacada durante o período em que ela foi ocupada. Não é o único casarão enigmático da Paulo de Frontin, mas parece ser o mais antigo ainda de pé. Passar por aí me dá uma tristeza esquisita, é como ter lembraça de coisas que não vivi. Realmente magnífico, muito obrigado pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Gente,não é possível... ninguém sabe nada dessa casa, dessa chaminé, quem eram seus donos ou o que tinha nesse local. Pesquisando na internet cheguei até esse site. A casa não existe mais. Nem a chaminé. Derrubaram, pois havia risco de cair. Agora, temos apenas as fotos e a lembrança de uma linda e intrigante construção, que não sabemos absolutamente nada.

    ResponderExcluir